Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho recebe título de Associado Benemérito
- há 20 horas
- 8 min de leitura
Homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo e reconhece a trajetória de dedicação do desembargador ao Clube Náutico Capibaribe
O Conselho Deliberativo do Clube Náutico Capibaribe realizou, na noite desta segunda-feira (17), reunião extraordinária solene para a entrega do título de Associado Benemérito ao desembargador Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho. A homenagem, aprovada por unanimidade, reconhece os relevantes serviços prestados pelo magistrado ao clube e sua trajetória de participação na vida institucional alvirrubra.
A solenidade, presidida pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Pina, reuniu dirigentes, conselheiros, ex-presidentes dos poderes Executivo e Deliberativo, associados, familiares, amigos e representantes de instituições ligadas ao futebol pernambucano.
“O título de Associado Benemérito é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo nosso Conselho Deliberativo e reconhece aqueles que dedicaram tempo, trabalho e compromisso ao fortalecimento do Clube. Gabriel é merecedor desta homenagem por sua história, sua postura equilibrada e pelos relevantes serviços prestados ao Náutico”, afirmou Maurício Pina.
Entre os presentes esteve o grande benemérito Ricardo Breno Pontes Borges Rodrigues, Cacá, único associado do Náutico a reunir as três principais distinções honoríficas do clube: Associado Emérito, Associado Benemérito e Grande Benemérito.
Ao longo da cerimônia, os oradores ressaltaram diferentes aspectos da trajetória de Gabriel, como sua atuação no Conselho Deliberativo, a participação em comissões eleitorais, o equilíbrio, a serenidade, a capacidade de diálogo e, principalmente, a relação de amor com o Clube Náutico Capibaribe, herdada do pai e transmitida às novas gerações da família. A homenagem também foi marcada pelo caráter afetivo, reforçando a capacidade do Náutico de criar vínculos que ultrapassam o ambiente esportivo.
Representando a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, Márcio Borba ressaltou que a homenagem a Gabriel também representa uma homenagem aos princípios e valores que sustentam a instituição. “Hoje vivemos uma reunião de mão dupla. Ao homenagearmos Gabriel Cavalcanti Filho, o Náutico também se sente honrado por tê-lo ao nosso lado há tanto tempo. O Náutico é campo e bola, mas também é família, princípios e valores. Esta homenagem expressa justamente isso. O Clube é muito maior do que o esporte.”
Márcio destacou ainda a importância da fraternidade e da dedicação dos que construíram a história do clube. “O que mantém o Náutico como uma grande instituição não são apenas as conquistas esportivas, mas também os princípios, os valores, a fraternidade e a amizade sincera. Por isso, esta homenagem a Gabriel é também uma homenagem aos princípios e valores que ele representa e pelos quais luta dentro do Náutico. É uma honra homenagear um homem sério, probo, dedicado e de família, que já perpetuou, entre seus filhos e descendentes, o amor pelo clube.”
O ex-presidente do Clube Náutico Capibaribe e do Conselho Deliberativo, Gustavo Ventura, destacou a relevância da distinção e a atuação de Gabriel na vida institucional alvirrubra. “É uma satisfação e uma honra saudar o doutor Gabriel nesta solenidade, especialmente por se tratar de um amigo e de uma pessoa que sempre me inspirou. A concessão do título de Associado Benemérito é ainda mais significativa por ser uma das mais raras distinções do Náutico, concedida a uma única pessoa a cada três anos. A aprovação unânime demonstra o reconhecimento coletivo pelos relevantes serviços que Gabriel prestou e continua prestando ao Clube.”
Gustavo Ventura também ressaltou a participação do homenageado nas comissões eleitorais. “Gabriel é um magistrado honrado, competente e respeitado, mas hoje celebramos, sobretudo, o alvirrubro que sempre dedicou sua trajetória ao Náutico. Sua experiência, equilíbrio e formação jurídica foram colocados a serviço do clube em momentos importantes. Sua atuação em diversas comissões eleitorais contribuiu para a estabilidade, a legitimidade e a tranquilidade dos processos do Náutico.”
Para Ventura, o ex-presidente, Gabriel já havia conquistado o reconhecimento dos alvirrubros antes mesmo da formalização da homenagem. “Ele tornou-se benemérito antes mesmo da formalização deste título, pela constância de sua presença, pela relevância dos serviços prestados e pela atuação responsável. O Náutico é feito de atletas, conquistas, torcida e história, mas também daqueles que preservam a instituição, zelam por suas regras e trabalham, muitas vezes silenciosamente, para que o clube permaneça digno de sua história.”
Paulo Roberto destacou a amizade construída com Gabriel dentro do Náutico e ressaltou uma característica que considera uma das principais virtudes do homenageado: a humildade. “Minha amizade com o doutor Gabriel foi construída paulatinamente dentro deste clube que tanto amamos. Ao longo dos anos, participamos juntos de diversas comissões, eleitorais e de revisão do regimento, entre outras, e pude conhecer ainda mais de perto suas qualidades.”
Paulo também relembrou uma situação em que encontrou documentos antigos assinados pelo pai de Gabriel. “Enquanto pesquisava documentos antigos do Náutico, encontrei pareceres assinados pelo pai de Gabriel, datados de 1956. Enviei a foto para ele, que se emocionou. Isso nos deixou uma lição de que o que a gente fala o vento leva, mas o que escreve não se evapora. Para mim, aquele encontro não aconteceu por acaso. Foi como se seu pai, por meio daqueles documentos preservados pelo clube, estivesse reafirmando a Gabriel a importância de não abandonar suas virtudes e seus valores.” Ao final, deixou uma mensagem pessoal ao homenageado. “Gabriel, nunca desanime de suas virtudes. Continue sendo a pessoa íntegra, humilde e honesta que sempre foi. O reconhecimento que o Náutico presta hoje apenas confirma valores que todos nós já conhecemos e admiramos.”
Um dos momentos de maior significado institucional foi a manifestação de Ricardo Breno Pontes Borges Rodrigues, Cacá, que possui os três títulos honoríficos do Náutico. Aos 85 anos, com uma trajetória que inclui diferentes cargos no clube, Cacá destacou a dimensão histórica da instituição e a identificação de Gabriel com o alvirrubro. “O Náutico chega aos 125 anos com uma história soberba, monumental e extraordinária, construída por atletas, dirigentes, conselheiros e por todos aqueles que dedicaram seu trabalho ao clube. O Náutico não é apenas um clube esportivo. Ao longo de sua história, tornou-se uma instituição de enorme importância social para Pernambuco.”
Ao se dirigir diretamente a Gabriel, Cacá ressaltou a presença constante do homenageado na vida do clube. “O diploma que você recebe hoje contempla e conduz toda essa história. Leva as nossas glórias nos campos esportivos, a nossa história social e as personalidades que passaram por aqui. Mas, sobretudo, leva a saga daqueles que fundaram o Clube Náutico Capibaribe e construíram, ao longo de 125 anos, essa instituição extraordinária.”
Ricardo Breno Pontes Borges Rodrigues concluiu: “O título é propriamente merecido. Você é um dos alvirrubros de todas as horas. Nunca faltou ao Náutico, sempre esteve presente, tanto nas nossas vitórias e conquistas quanto nos momentos de insucesso. Você recebeu do seu pai essa herança de amor ao Náutico e já a transmitiu ao seu filho.”
O presidente do Executivo, Bruno Becker, lembrou a convivência com Gabriel desde o início de sua carreira jurídica e destacou a influência do homenageado na formação de sua própria postura profissional e institucional. “Ainda como estagiário de Direito, na minha primeira audiência, tive a felicidade e o prazer de estar sob a presidência do doutor Gabriel. Já naquele início da minha carreira, enxergava nele um magistrado equilibrado, com vocação para o diálogo e para o consenso.”
Bruno Becker ressaltou ainda a importância do exemplo de Gabriel para a condução do clube. “Ao longo desse período, acompanhei e aprendi muito com o senhor: postura, equilíbrio e serenidade. Em momentos de tensão, de polarização e até de pressão das redes sociais, são esses exemplos que nos ajudam a buscar equilíbrio, serenidade e aquilo que muitas vezes foge do caminho mais prático. É preciso sempre buscar o canal do diálogo.” Ao final, agradeceu pelos ensinamentos e pela contribuição do homenageado ao Náutico. “O senhor é um exemplo para todos que passaram por este clube. Quero parabenizá-lo, em nome do Poder Executivo do clube e em meu nome, e agradecer pela história que o senhor construiu e pelos ensinamentos que nos transmite e que procuramos praticar no Náutico.”
Paulo Monteiro classificou a homenagem como uma questão de ordem “afetiva, familiar e pessoal” e destacou a amizade entre as famílias, construída pelos pais dos dois e mantida ao longo das gerações. “Gabriel, esta homenagem é, acima de tudo, justa e merecida. A concessão do título de Associado Benemérito representa o reconhecimento do Náutico pelos relevantes serviços que você, ao longo de sua trajetória, prestou e continua prestando ao clube, sempre demonstrando compromisso, dedicação e, sobretudo, um verdadeiro amor pela nossa camisa.”
Monteiro ressaltou que a homenagem ultrapassa a relação institucional. “Hoje, o Náutico não apenas lhe concede uma honraria. Reconhece uma história de serviços, participação e lealdade ao clube. E reconhece também uma história de amizade, de lealdade e de amor ao nosso Náutico.”
Ao falar sobre a relação entre as famílias, Monteiro destacou: “Nossos pais construíram uma amizade tão verdadeira que, mesmo sem existir entre eles qualquer laço de sangue, sempre se trataram como primos. Essa amizade atravessou gerações, chegou aos filhos e hoje alcança também os netos. É bonito perceber que o Náutico tantas vezes nos une pela paixão e também foi o cenário onde essa amizade se fortaleceu e se transformou em um verdadeiro patrimônio afetivo das nossas famílias.”
Em seu discurso, Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho iniciou agradecendo a Deus, aos familiares, amigos, dirigentes, conselheiros e todos os presentes. Também agradeceu aos filhos Gabriel, Neto e Daniel, que participaram secretamente da articulação da homenagem. “A honraria que ora recebo é fruto da benevolência de vocês. Recebo o título de Associado Benemérito consciente do compromisso de estar cada vez mais em sintonia e na busca dos melhores interesses da nossa centenária instituição.”

O homenageado relembrou a relação de sua família com o Náutico e contou como nasceu sua paixão pelo clube, ainda na infância, influenciado pelo pai. “Sou alvirrubro desde o momento em que fui concebido por meus pais. Eles eram alvirrubros de corpo e alma, principalmente meu pai, doutor Gabriel, que serviu a esta casa por 11 anos, em diversas diretorias.”
O desembargador recordou especialmente uma noite de 1974, quando o pai acordou os filhos para comemorar uma vitória do Náutico. “Quando o Náutico fez um gol, meu pai saiu gritando pela casa e nos tirou da cama para torcermos juntos até o apito final. Quando o jogo terminou, meu pai, sempre tão formal, estava irreconhecível. Tomava uísque, pulava, ria, nos pegava nos braços e nos jogava para o alto, comemorando: ‘É campeão! É campeão!’. Foi a primeira vez que presenciei daquela forma a sua alegria e a paixão pelo Náutico.”
Gabriel também falou sobre sua trajetória no Conselho Deliberativo e nas comissões eleitorais, defendendo a importância do respeito às atribuições de cada órgão do Cube. “O Náutico só consegue crescer unido quando as atribuições de cada órgão são respeitadas reciprocamente. Um não existe sem o outro. Não há espaço para personalismos nem aventuras.”
Para o novo Associado Benemérito, o compromisso com o Náutico deve estar acima de interesses individuais. “Todos nós precisamos ter consciência de que pertencemos a mais do que um clube. Pertencemos a uma instituição com 125 anos de história, construída pela força de pessoas abnegadas que dedicaram parte de suas vidas a ela.”
E resumiu sua visão sobre a instituição: “O Náutico é maior do que cada um de nós que estamos em funções executivas ou deliberativas. As pessoas passam, mas a instituição Clube Náutico Capibaribe permanece.”
Ao receber a honraria, Gabriel renovou publicamente seu compromisso com o futuro do clube. “Registro meu compromisso publicamente, ao receber tão honroso título, de contribuir, sempre que possível, para a solidez e a perenidade do nosso clube. Precisamos pensar no hoje sem descuidar do amanhã, gerir e deliberar conscientes e comprometidos com o presente e seus desafios, mas sempre com os olhos voltados para o futuro.”
Ao encerrar o discurso, Gabriel recorreu às palavras de Eládio de Barros Carvalho, gravadas em bronze junto ao busto do ex-presidente na sede do Náutico, para traduzir seu sentimento pelo Clube: “Nossas cores, de paz e de guerra, simbolizam da vida a emoção.”
A noite terminou com a celebração de uma trajetória marcada pela participação na vida institucional do Náutico, pela defesa dos valores do Clube e por uma paixão alvirrubra que, como ressaltado ao longo da solenidade, atravessa gerações.































Comentários