top of page
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Twitter Basic Square

Conselho lamenta o falecimento do arquiteto Waldecy Pinto

É com grande pesar que informamos o falecimento do nosso Conselheiro Benemérito Waldecy Pinto. Foi arquiteto, professor e reitor da UFRPE. No Náutico, desde a juventude era frequentador assíduo da sede e das arquibancadas, e chegou a ser vice-presidente do clube, além de ter jogado na equipe de basquete alvirrubra. Uma perda lastimável. Nossas condolências aos familiares, amigos, e colegas conselheiros.

Um dos amigos mais próximos de Waldecy no Conselho Deliberativo do Náutico é o conselheiro Annibal Freitas. "Nossa amizade vem de muitos anos. Trabalhamos juntos em muitos projetos, eu como engenheiro e ele, arquiteto. Quase diariamente nos víamos no Náutico. Um grande homem, íntegro, do bem. Merece todas as nossas homenagens".

“Entre tantos feitos, emociona-me recordar do título de Doutor Honoris causa concedido a Dom Hélder Câmara pelo professor Waldecy em 1984. Foi um momento marcante, que, somado a vários outros, serão sempre lembrados pela comunidade UFRPE”, comentou o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

Waldecy Fernandes Pinto nasceu em Palmares-PE, em 1931. Arquiteto pela Universidade do Recife (1954), atual UFPE. Urbanista pelo Ministério do Urbanista da França, especialista em Sociologia Urbana para os Países em Desenvolvimento (Sorbone/Paris) e Técnicas de Construções Pré-Fabricadas para Edifícios (Vichy). É autor de diversos projetos, como Shopping Recife, Shopping Sul (João Pessoa-PB) e plano urbanístico do Campus UFPE.

Foi presidente da Academia Pernambucana de Ciências, e fundador e presidente do Sindicato do Arquiteto, além de presidente do IAB-PE, sócio honorário do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recebeu ainda diversos títulos e honrarias, como a de Professor Emérito da UFRPE e Medalha do Mérito José Mariano da Câmara de Vereadores do Recife.

bottom of page