CONFRARIA TIMBU GOIANO

 

A Confraria Timbu Goiano foi oficialmente criada em 16 de outubro de 2016, por ação conjunta dos confrades Glauber Lima, Rodrigo Paashaus de Andrade, Romulo Sales de Andrade e Ricardo José Paashaus de Andrade. O fato do marco inicial oficial da confraria ocorreu na partida do campeonato brasileiro da segunda divisão contra o Goiás E.C., em 16/07/2016, onde foram registrados os contatos dos torcedores do Náutico domiciliados em Goiás. Duas semanas antes, dia 02/07/2016, este processo de credenciamento dos futuros confrades iniciou-se no jogo contra o Atlético Goianiense, clube que se sagraria campeão da serie B naquele ano.
 

Antes disso, o confrade Glauber já havia se reunido com vários outros torcedores do timbu residentes ou que vieram visitar a capital goiana até que se mudou temporariamente para fora do país, para aprofundar nos estudos de sua pós-graduação. Já os outros confrades fundadores, que são pais e filhos, compartilham da paixão antiga pelo alvirrubro há várias décadas, e acompanham juntos as transmissões dos jogos sempre que possível, pela facilidade de pertencerem à mesma família. 
 

O incentivo e influência para criação da Confraria de Goiás veio de Brasília – DF, onde há uma grande confraria pioneira nacionalmente, por muito tempo comandada pelo confrade Ricardo Cavalcante. 
 

A confraria Timbu Goiano ainda não possui sede própria, sendo as reuniões realizadas no domicílio de um dos representantes, a saber: Rodrigo Paashaus de Andrade, antes domiciliado na Rua C-235, n° 760 apto 403 – Nova Suíça e hoje domiciliado à Rua 34 nº 90 apto 402 V – Setor Marista – Goiânia – GO, CEP: 47280-130.

 

Algumas vezes já ocorreram encontros notáveis da confraria, como a visita do confrade pernambucano. Edilson Queirós, de passagem a trabalho por Goiânia e pôde acompanhar o dramático acesso do Náutico a série B no ano passado, quando superamos o Paysandu nos pênaltis. 


Como seu Símbolo, a Confraria utilizou alusão ao “Monumento das Três Raças” (foto), situado na Praça Cívica, sendo atração turística de Goiânia.


No dia 01 de julho de 2019 a confraria protocolou o requerimento de seu credenciamento junto ao Conselho Deliberativo do Clube Náutico Capibaribe, nos termos da resolução n° 1/2019 e recebeu a Chancela de confraria oficial do clube no dia 02 de setembro de 2019, consagrando-se a primeira confraria oficial do Clube Náutico Capibaribe no Brasil.


O objetivo da Confraria Timbu Goiano é aproximar cada vez mais torcedores do Clube Náutico Capibaribe residente em Goiás, estimulando a associação ao clube e ajudando, sempre que possível, nas missões delegadas pelo Grande Alvirrubro de Pernambuco. O maior projeto é iniciar as reuniões para transmissão dos jogos, porém o processo continua lento devido à ausência de jogos do Náutico no estado, fato que não ocorre desde 2017.